A pandemia acelerou as vendas virtuais, mas ganha a corrida quem estiver mais preparado para otimizar processos e ganhar tempo.
O mercado de e-commerce acelerou rapidamente devido à nova realidade do mundo diante do isolamento social. Empresas que antes vendiam de forma presencial foram forçadas a entrar no mundo digital para sobreviver, e muitas vezes, sem nenhum preparo para isso. A gestão para loja virtual é uma necessidades para o crescimento sustentável.
E exatamente pela urgência, grande parte dos comércios, principalmente, iniciou no mercado digital de maneira “caseira”. Muitos fazem todos os processos de vendas de forma manual, sem um sistema de gestão para sua loja virtual. E o crescimento inesperado desse mercado criou um gargalo que passou a atrapalhar o negócio daqueles que não se prepararam para uma mudança tão estrutural no negócio. Afinal, os processos manuais demandam mais tempo e estão mais sujeitos a falhas.
Comece do jeito certo
Se você está pensando em montar uma loja virtual, já precisa começar considerando a importância de agilizar processos de vendas, estoque, financeiro, logística e entrega de mercadorias. Dessa forma, sem agilidade é impossível crescer.
E para esse crescimento acontecer de maneira sustentável, a integração da plataforma de uma loja virtual com um sistema ERP é essencial para ganhar agilidade e automatizar processos. Um bom sistema ERP vai garantir que as vendas estejam conectadas ao estoque, por exemplo, evitando a venda de mercadorias que não há como entregar. Quando corretamente integrado, o sistema ERP traz inúmeras vantagens e ganhos, evitando falhas e otimizando tempo.
Escolha o sistema o sistema de gestão para loja virtual juntamente com a plataforma e-commerce
Escolher a plataforma de gestão da loja virtual sem saber se ela se integra a um sistema ERP é um erro comum. Por isso, não saber quais são as restrições que ela apresenta, fará com que você tenha problemas para crescer a longo prazo, pois não conseguirá automatizar processos que lhe garantirão mais produtividade. Isso pode gerar a necessidade de mudar de plataforma no meio do caminho, gerando mais investimentos e tempo. Isso sem falar na perda de faturamento, mesmo que temporária.
Para começar certo, trouxemos as 5 maiores vantagens de integrar a plataforma e-commerce com um sistema ERP de gestão para loja virtual.
1) Maior controle do processo de vendas
Após o cliente realizar a venda na plataforma e-commerce, acontecerão vários processos. Com o sistema integrado, as informações da venda são enviadas para registro no faturamento e estoque. Todos esses processos podem ser personalizados da forma como a empresa quiser. Por exemplo: o status do pedido pode chegar como aprovado ou pendente (caso precise de alguma conferência manual antes de ser aceito). O sistema também calcula comissões a vendedores dentre outros processos relacionados à venda.
2) Controle e gestão de estoque automatizado
No caso dos pedidos aprovados automaticamente, o ERP poderá reservar no estoque o item adquirido pelo cliente, ou baixar o item, tudo de forma automática. Isso permite a geração de diversos relatórios (produtos mais vendidos, por exemplo) e controles da área de compras, para reposição dos itens que deram saídas. Portanto, esse controle é essencial para evitar o desembolso de capital desnecessário. Saiba mais sobre nosso sistema de gestão de materiais.
3) Controle financeiro eficaz
Após a emissão da nota fiscal, o sistema automaticamente envia os dados para Contas a Receber, permitindo um melhor controle do fluxo de caixa e recebíveis. O sistema é atualizado em tempo real, o que auxilia a empresa a ter uma visão geral da situação financeira com apenas alguns cliques. Conheça nosso módulo de Finanças
4) Melhor experiência de compras para o cliente
É importante para sua marca que o cliente perceba agilidade no atendimento e informação precisa a cada fase do processo de vendas. Uma loja virtual atrativa e responsiva é tão importante quanto o pós-venda. A agilidade percebida pelo cliente no processo de vendas e entrega gera encantamento do cliente e garante novas vendas.
5) Decisões estratégicas baseadas em dados
A gestão da loja virtual integrada oferece uma série de ferramentas e controles em tempo real, ajudando nas decisões estratégicas da empresa, através de relatórios precisos e detalhados. Ter essas informações em mãos te ajudará a tomar decisões baseadas em dados e fazer o seu negócio crescer de forma consistente
Para resumir, não importa o tamanho do seu e-commerce quando você iniciar suas atividades, comece com metas grandiosas para que toda sua estrutura possa crescer proporcionalmente. O planejamento pode ser a grande diferença entre sucesso e fracasso no mundo digital.
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