O sistema ERP é uma ferramenta incrível que tem trazido muitas experiências positivas para os mais diversos tipos de negócios, sendo possível otimizar a excelência nas operações que vão desde controladoria até prospecção de vendas… tudo isso, com o mesmo número de funcionários.

Um sistema ERP é um grande facilitador que automatiza os processos pertinentes à indústria e demais setores. Inclusive, e principalmente, os pequenos negócios se bebeneficiam muito com essas facilidades. Se você ainda não faz uso desse sistema e acredita que eles sejam voltados apenas para empresas de grande porte, então esse artigo é para você! Veja os benefícios que ele pode trazer para o seu negócio:

Ampliação imediata da operação com baixo investimento

Com a instalação do sistema e um bom treinamento, é possível, com o mesmo capital humano, ampliar significativamente a operação e impulsionar os resultados. Você poderá identificar oportunidades de melhoria, otimizando a sua produtividade, reduzindo desperdícios, extraindo o melhor resultado dos equipamentos, mão de obra e processos produtivos.

Gestão total do negócio

É uma solução de gestão completa, que também gera segurança, uma vez que maximiza resultados e minimiza riscos. Ao integrar todas as áreas da empresa, permite um controle muito maior por parte do gestor, que acaba tendo uma visão global de todos os processos de maneira mais rápida e eficiente.

 Aumento do potencial competitivo

Assim, o próprio planejamento e prospecção se beneficiam, pois o sistema apresenta o mapa dos processos com base na alocação dos serviços e insumos. Isso dá mais autonomia para seu time interno e de campo. E eleva o potencial competitivo da empresa, ao oferecer boas experiências de compra de produtos e serviços aos seus clientes.

Geração de relatórios e documentos de forma rápida

Através do sistema ERP é possível acompanhar indicadores e relatórios para tomada de decisão precisa e reduzir a complexidade tributária das suas operações fiscais. A solução permite a emissão de documentos fiscais eletrônicos de produtos e serviços (integradas com as secretarias da fazenda de todo o Brasil e com as prefeituras de grandes cidades) de forma integrada aos demais processos.

Enfim, se você tinha dúvida que o sistema ERP poderia ser uma solução para seu negócio, agora não tem mais! A C&T Soluções Empresariais oferece soluções que são adequadas conforme a realidade e a necessidade da sua empresa.

 

 

Uma coisa é certa, uma empresa só terá crescimento exponencial e sólido se contar com um bom software de gestão ERP. 

 

Temos percebido que tanto nossos clientes, quanto empresas que entram em contato conosco, sempre nos trazem muitas dúvidas ligadas aos softwares ERP e costumam ter muitas ideias equivocadas a seu respeito. Entre as principais estão:

  • Tem alto custo. É muito caro.
  • Dificuldade de implementação e de atualização de dados.
  • Costumam confundir com CRM (que é outro software que atende uma necessidade limitada entre empresa e cliente).
  • Preocupação com a segurança dos dados.

Por essa razão, hoje vamos desmistificar tudo isso e te mostrar que, num mundo de complexidades, esses softwares podem melhorar, e muito, a performance da sua empresa.

Então, porque implantar um software ERP?

Uma das grandes sacadas do ERP é que ele permite que as organizações tenham maior assertividade na tomada de decisão.  Também identifica as melhores estratégias, que podem destacá-las de seus concorrentes, com custos reduzidos e rentabilidade elevada. Afinal, o software ERP é capaz de mensurar cada detalhe do negócio de forma automatizada e em tempo real, gerando relatórios completos, garantindo agilidade e eficiência às rotinas organizacionais.

Mas e o custo?

O primeiro aspecto a considerar aqui é o retorno financeiro que esse sistema vai permitir com a otimização da gestão. É preciso ponderar também todos os demais benefícios, como a diminuição de retrabalhos, a eliminação de tarefas que não agregam valor e o aproveitamento correto do capital humano.

Além do que, empresas de pequeno e médio porte, podem optar por utilizar apenas alguns módulos, reduzindo o gasto total e facilitando a implantação.

A implementação vai levar muito tempo e a manutenção depois como vai ser?

Nesta fase, é importante contar com uma comunicação transparente e com uma liderança efetiva. Os programas de treinamento são fundamentais para uma implementação bem-sucedida.

Quando a implantação é conduzida com o engajamento da alta direção e dos profissionais designados, o cronograma dificilmente sofre atrasos. E a melhor parte é que, as mudanças trazidas pelo software ERP, impactam diretamente o dia a dia e normalmente vem acompanhadas de inovação, novos ideais e novos procedimentos organizacionais. Leia mais sobre a implantação do sistema no artigo “Por que a implantação do sistema ERP necessita de um planejamento.”

Diferenças entre ERP e CRM (Customer Relationship Management)

  • O CRM se refere exclusivamente a área de vendas e alguns aspectos do marketing; o ERP trata do negócio como um todo;
  • O ERP é um conjunto de softwares integrados, e inclusive pode integrar um CRM; enquanto este é um software único;
  • O objetivo do CRM é aumentar vendas e fidelização de clientes; o objetivo do ERP é aumentar a eficiência do negócio como um todo;
  • O CRM tem uma função mais operacional e tática; o ERP é mais estratégico.

E a segurança dos dados?

Além de contribuir com as atividades operacionais, essa solução também fornece subsídios à segurança das informações, já que o acesso é restrito. O sistema ainda ferece a visualização dos dados apenas por colaboradores e gestores credenciados. Esse controle ainda permite saber quem verificou e quando, a fim de reduzir a chance de invasões.

Sendo assim, fica evidente que o investimento em um software ERP pode trazer retornos significativos, já em curto prazo!  Não só promovendo a organização e a padronização das rotinas de trabalho, a eliminação de desperdícios e a solidez do processo decisório, como também contando com muita segurança e com todo o nosso suporte técnico nos diferentes momentos do processo.

Etapas de implantação Software ERP

Entender as etapas do processo de implantação de um ERP podem auxiliar o dono do negócio na melhor decisão de compra dos módulos e do sistema que vai passar a ser sua principal ferramenta de gestão. Afinal, ter um Sistema ERP certamente trará muitas vantagens: redução de custo, melhoria e eficiência de processos, integração entre setores e mais embasamento para tomada de decisões.

O empresário busca uma solução que atenda requisitos exclusivos de sua empresa, quando contrata uma consultoria para implantação de um sistema ERP de gestão. Existem opções padronizadas que podem ser adquiridas no mercado, mas, certamente, vão dispender mais tempo para a implantação e talvez não forneçam todo o serviço automatizado da maneira como ele imagina. Neste caso, talvez o barato, acabe custando caro. E, mais, o empresário se vê sozinho com uma ferramenta que talvez não responda às suas expectativas…

A base para o Sucesso do ERP está, justamente, no PLANEJAMENTO e SUPORTE que a consultoria oferece, junto com os colaboradores da sua empresa na implantação do sistema.

A metodologia que a C&T Soluções Empresariais emprega para a implantação é um trabalho em equipe. Atentos às características e objetivos do negócio, nosso sistema de trabalho vai garantir o êxito da aplicação destas ferramentas. Entenda melhor:

– Primeiro é necessário entender o quê, como e quando o ERP será implantado. A partir de um diagnóstico detalhado e estudos de alternativas de personalização. Esta primeira fase permite fazer um plano de ação específico para cada projeto.

– A partir do plano, juntos, consultoria e colaboradores validam as funcionalidades de cada módulo aplicado. É só então que o sistema entra em Produção, em uma fase de acompanhamento da sua performance, para se ter certeza de que os resultados são aqueles apontados como objetivos iniciais.

Pronto! Respeitando-se estas etapas, possivelmente não serão necessários ajustes pois a implantação foi planejada, programada e controlada atendendo às necessidades e características específicas do dia a dia do negócio. Entende por que é um trabalho em equipe? Todos os envolvidos na rotina da empresa são responsáveis por definir e validar o quê, como e quando…

A importância da implantação para o sucesso do sistema

Mas, atenção, se o empresário busca agilidade e segurança de informações quando adquire um ERP, ele busca, também, agilidade no processo de implantação do sistema. Afinal, tempo é dinheiro, não é verdade? Por isso é importante se ater às qualificações das ferramentas, importações de dados e tabelas pré-existentes.

A C&T Soluções Empresariais oferece, a partir do Radar Empresarial WK, um  processo de implantação em grande escala através de templates desenvolvidos com pré-configurações. Além disso, temos uma metodologia exclusiva de validação de processos, reduzindo sensivelmente o tempo de implantação. Esta metodologia – a MAIS WK – contempla um plano de contas que utiliza as melhores práticas de mercado, abrangendo grande diversidade de situações realizadas pelas empresas através de telas de interface amigável e intuitiva. Assim, adequar as funcionalidades se torna muito mais rápido e seguro.

Conheça cada um dos módulos acessando Radar Empresarial. E não deixe de entrar em contato. Teremos prazer em auxiliá-lo, do diagnóstico ao sucesso do seu ERP.

O futuro das ERPs

A pandemia mudou o mundo. Depois do COVID, tudo tem que ser interativo e as trocas de informações, cada vez mais ágeis. O que importa, é ser online, interativo e rápido. O futuro das ERPs tem tudo a ver com essa tendência.

 

Se antes o foco da transformação digital era a capacidade de agrupar os dados, a tarefa agora é aprimorar a automatização e integração dos sistemas. Ou seja, os sistemas precisam falar cada vez melhor entre si para atender o cliente, onde quer que ele esteja.

Para o ERP (Enterprise Resource Planning) ou Sistema de Gestão Empresarial, a tarefa é a mesma. Com o avanço da tecnologia e da digitalização dos negócios, estamos nos preparando para mais um salto nos softwares de gestão.

No período pós pandemia, os novos ERP’s que falam com outros aplicativos vão assumir em definitivo o protagonismo nas empresas. Para o gestor de Operações da WK Sistemas, Odair Behnke, não há mais futuro para um sistema que contenha apenas as informações do negócio, desligado do mundo externo. Já é uma realidade, por exemplo, que os softwares de gestão tenham operações de serviços financeiros de fintechs ou grandes bancos dentro do próprio ERP. Mas isso é só o começo, alerta Behnke.

 

O desafio de acompanhar as mudanças

As conexões via API já são uma realidade. A interface que permite integrar software e aplicações via internet, para que todos os programas e aplicações trabalhem juntos, é a base de qualquer ERP. Mas em breve, estaremos vendo sistemas que vão estar interligados de forma muito mais dinâmica – e se comunicando com o exterior da empresa, sem protocolos complexos.

Os sistemas ERP’s já estão tentando se adequar. Mas, além de estarem prontos para fazer integração com diferentes plataformas e marketplaces, os sistemas também deverão oferecer ao cliente o conforto e agilidade de não precisar trocar de ambiente para realizar tarefas como acessar o Internet Banking ou exportar um relatório.

Ainda segundo o diagnóstico de Odair Behnke, o conceito de rede dentro dos softwares ERP’s é uma tendência que será experimentada em um futuro próximo. Os sistemas vão passar a ser verdadeiras plataformas de serviço, conectando toda uma comunidade de usuários que terão muito mais possibilidades dentro do próprio software. Neste “futuro próximo”, um cliente poderá fechar negócios de compra ou venda, sem precisar sair da tela do sistema da empresa.

Behnke prevê que essa integração trará um infinito de possibilidades para que os usuários ganhem ainda mais otimização nos seus processos. Ou seja, não há mais como olhar apenas “para dentro de casa”.

 

O futuro das ERPs

E na era pós-pandemia, os softwares de gestão ajudarão no desenvolvimento e expansão de outras empresas no meio digital. E o resultado trará um grande impacto na tecnologia existente. Conceitos como Machine Learning, Bots de automação, Big Data, Edge Computing e 5G serão grandes facilitadores para que os ERP’s possam avançar ainda mais. Segundo Behnke, se em 2018, haviam 17 bilhões de dispositivos integrados no mundo, até 2030, a previsão é de que esse número passe para 125 bilhões.

Os principais beneficiários deste gigantesco salto serão as empresas que já estiverem trabalhando com sistemas de gestão empresarial tipo ERP. Essas empresas continuarão a fazer parte da elite das empresas modernas com lugar reservado no Futuro.

Radar empresarial WK

O cérebro de um negócio de sucesso está numa boa gestão… já o coração pulsa conforme o ritmo que o empresário controla as suas finanças.

Independentemente do tamanho ou do ramo em que a empresa atua, não há como escapar de boletos, tributos, créditos, cobranças, inadimplências, compras… e todo empresário quer ter lucro e sucesso com a sua empresa!

Um coração saudável, bate em ritmo constante, e pode até acelerar, quando quer correr na frente, sem risco de colapso. Já quando este assunto é negligenciado ou gerido de maneira inadequada, o ritmo se altera – bate hora devagar, hora acelerado, sem um compasso definido – e qualquer susto pode levar ao caos.

Finanças, o coração da empresa

Esta é uma analogia comumente aplicada parar chamar a atenção para um assunto que deve ser tratado com muita seriedade. Você pode simplificar quando se decide pelo uso de ferramentas que organizam e integram processos, assegurando relatórios confiáveis de maneira rápida e precisa. Estamos falando no uso de Sistemas de Gestão Financeira.

Essas ferramentas quando bem implementadas, integram informações de processos de vendas, cobranças, recebimentos, orçamentos, compras, pagamentos, bancos, conciliações, gestão por centro de resultados e fluxo de caixa. São elas que irão promover a gestão das atividades da empresa, possibilitando fazer previsões e planejamentos confiáveis. Além disso, possibilitam enxergar e corrigir erros e traçar decisões estratégicas para o negócio.

Não basta ter a ideia, é preciso colocar em prática

Não basta vender, é preciso saber receber, comprar, pagar… para então, sim, lucrar!

Muitos gestores e empresários, principalmente de micro e pequenos negócios negligenciam ou desconhecem as vantagens do uso de Sistemas de Gestão Financeira.  Conheça alguns benefícios:

– Tomada de decisão estratégia: de posse de informações precisas, negociações e decisões tornam-se mais assertivas e ágeis.

– Confiabilidade e conciliações bancárias: com operações integradas com instituições financeiras, elimina-se processos manuais muitas vezes mais lentos, caros e passíveis de erro.

– Simulação e previsão de cenários: com consultas a históricos de tomadas de decisão e gestão orçamentária por centro de custos. Assim é possível comparar comportamentos e estimar alternativas de investimentos. Além de possibilitar auditorias que proporcionam mais segurança e transparência.

– Segurança nos pagamentos e Inadimplência reduzida: todas as entradas e saídas de caixa ficam organizadas por centro de custos, por perfis e autorizações de movimentação tanto para questões internas quanto para emissão de cobranças ou consultas em operações relativas à gestão de clientes e fornecedores.

A C&T Soluções Empresariais trabalha com o módulo financeiro do sistema ERP Radar Empresarial (WK). É um sistema ERP que atua de maneira integrada e com tecnologia exclusiva, garantindo independência ao usuário pela facilidade em personalizações e proporcionando o melhor custo-benefício no gerenciamento financeiro. Entre em contato para saber qual a melhor solução para o seu negócio!

 

Sistema de gestão para atacado

Manter os níveis de estoque adequados às demandas de vendas sem faltas e sem sobras excessivas é um dos grandes desafios, com a queda de vendas em alguns setores.

 

A falta de previsibilidade de vendas ficou comprometida após a pandemia. Os hábitos de consumo mudaram, criando dificuldades para traçar um horizonte mais amplo às empresas atacadistas. Aliado a isso, a redução da capacidade de investimento das empresas cria um cenário cercado de incertezas e inseguranças. Ter um sistema ERP ajuda a ter dados suficientes para tomar decisões mais assertivas.

Equilibrar o estoque para não manter capital de giro parado

Para não desperdiçar capital com estoque parado, é essencial ter um bom sistema ERP.  Ele é capaz de oferecer um amplo gerenciamento e controle do estoque que permita gerar automaticamente solicitações de compras para reposição em quantidades condizentes com a real necessidade da empresa. Além disso um sistema automatizado tem a capacidade de gerenciar com precisão as demandas, cotações de preços e recebimentos de mercadorias.

Outra vantagem importante de um sistema de gestão, é a possibilidade de consultar, em tempo real, o valor do seu estoque. Assim você pode tomar decisões mais assertivas quanto ao seu negócio.

O Sistema ERP fornece informações de estoque que ajudam a tomar decisões de vendas

Com dados completos em mãos, você ganha tempo e maior capacidade gerencial sobre as estratégias de vendas da sua empresa. Avaliando seu estoque, você poderá concluir, por exemplo, quais produtos deve dar mais ênfase para a área de vendas. Dessa forma poderá reduzir o estoque e gerar capital para novos investimentos.

Nos casos de empresas que trabalham com produtos perecíveis, o sistema ERP pode gerar relatórios com a data de validade dos produtos, o que permitirá vender o estoque antes do vencimento e não correr o risco de perdas financeiras.

Num momento em que soluções simples estão cada vez mais escassas, a C&T Soluções Empresariais oferece o sistema ERP Radar Empresarial WK Atacado. O sistema é composto pelos módulos: vendas, materiais, finanças, controladoria, RH e BI, formando um completo sistema de gestão para sua empresa.

Conheça mais sobre essa solução na página da empresa: https://ct.inf.br/segmentos/atacado/

A pandemia acelerou as vendas virtuais, mas ganha a corrida quem estiver mais preparado para otimizar processos e ganhar tempo.

O mercado de e-commerce acelerou rapidamente devido à nova realidade do mundo diante do isolamento social. Empresas que antes vendiam de forma presencial foram forçadas a entrar no mundo digital para sobreviver, e muitas vezes, sem nenhum preparo para isso. A gestão para loja virtual é uma necessidades para o crescimento sustentável.

Leia mais

CT planejamento implantacao

Quanto mais complexa a solução de ERP e as adequações necessárias ao seu negócio, mais extenso será o período de implantação.

É correto pensar em um período de médio a longo prazo, não apenas para a implantação, mas também para que a equipe esteja habituada com os novos métodos, métricas e afazeres adotados pelo sistema ERP.

Leia mais

CT e gestao de dados

Que atenção você vem dando à gestão de dados?

Se na sua empresa essa estratégia ainda não está se manifestando nas atividades práticas do dia a dia, o momento de iniciar é agora. Com a dependência cada vez maior que as instituições possuem em relação à internet, empresas de todos os portes estão tendo que se dedicar à gestão de dados.

Nesse novo mundo virtual, sistemas e tecnologias antes restritos às grandes corporações começaram a se estender para pequenos e médios negócios, exigindo maior preparação de das equipes de colaboradores. E hoje é cada vez mais claro a qualquer administrador que, os dados e informações geradas dentro de uma organização não são mais apenas assunto para profissionais TI.

Leia mais